Veludo para o Inverno - O tecido tendência da estação

O veludo está de volta. Criado no Oriente e popularizado na Europa, é considerado um dos tecidos mais antigos. O material, de toque macio e brilhante, faz-se conhecido desde a Idade Média, como ítem de sofisticação, utilizado na criação de vestidos e casacos para serem vestidos por nobres. Logo, passou a ser utilizado em peças para o dia a dia entre as décadas de 1960 e 1970 e, de tempos em tempos, retorna à moda.
Assim, o veludo foi um dos materiais que mais se destacou nos desfiles de inverno, hora como protagonista, hora como coadjuvante, e promete invadir as ruas nos dias frios em peças como vestidos, calças, saias e jaquetas, também nas bolsas e principalmente calçados, atribuindo classe, elegância e brilho às produções.


Nas passarelas em tons de bege e dourado que achei lindo por sinal :P 



Delicado, feminino em saias :  



O tecido reinou  nas passarelas nacionais e internacionais, tanto em roupas quanto em acessórios. Texturas aveludadas podem ser de seda, algodão ou fio sintético; podem ser opacas, ou superfícies brilhosas: clássico, molhado, cotelê ,cristal ou devorê (uma das minhas prediletas :P ). Devorê pra quem não conhece , é uma técnica na qual a textura do tecido aparece praticamente em forma de uma estampa ou alto relevo ;uma alternativa pra quem não curte o tecido em si. Sem contar com o mix de outros materiais como rendas, couro e paetês; que dão todo um ar especial . 


Exemplos de Devorê : Saia





 Essa é uma marca " encândalo " !!! Sou apaixonada por tudo deles, tem Fernanda Lima como modelo , vejam a página no Facebook clicando AQUI 




Além de muito usado em roupas de festas, o veludo saiu da formalidade,com produções que podem ser adotadas no dia a dia . 






Mostruário lojas Renner  


Uma versão que facilmente usaria : Shorts, meia calça com detalhe, blusa rendada ou de um tecido mais delicado , salto e acessórios . 


Essas meias com detalhes e texturas vocês encontram facilmente na Lupo . 


Uma possibilidade bem acessível com o look da atriz Juliana Knust.Ela optou por dar destaque ao veludo na parte inferior , calça preta, blusinha delicada de cetim e detalhe de rendas e sandálias de tiras. 




O veludo cabe em qualquer produção, da básica à chique. não precisa inventar muito com outras peças. Combina com meu estilo clássico'' Juliana Knust 

Uma alternativa para as menos ousadas ou mesmo para um lugar mais frio, é substituir a "camisete " por uma camisa branca (ou da cor que combinar com o look ) de seda, ou de um tecido que "ainda"  seja leve pra contrabalançar com a calça sem abrir mão de permanecer aquecida . E como calçado, desde botas á scarpins, são infinitas as possibilidades dentro de cada estilo . 








#curtiujosi?=)

Modelos mais noite , também usado pelas atrizes, com mais glamour porém muito confortáveis. Mariana Weickert usa veludo de Reinaldo Lourenço, e Sharon Stone vestido curto de veludo roxo.


Como usar Veludo ? 

Vale-tudo

Usar veludo apenas em ocasiões formais é coisa do passado. Invista em shorts, vestidinhos, blusas, macacões e conjuntos esportivos. Vale inventar e mesclar com tecidos leves ou pesados, meias-calças coloridas ou com texturas.
Peças de veludo ficam legais com camisa de seda e jaqueta tipo couro. Também em blazeres com jeans e vestidos mais curtos com tule e transparências.
Em festas, use-o em vestidos longos mais sóbrios e terninhos em tons escuros.Quanto menos brilho e cor menos vibrante, mais formal.
Tenha peças curingas, como blazer preto acinturado, de veludo alemão ou cotelê, como também calça em estilo montaria.(adoro!!!)

Fique atenta

Cuidado ao vestir peças de veludo cristal, molhado ou devoré. Os mais fininhos marcam, os encorpados não; por isso, preste atenção na hora de escolher a lingerie.
Preste atenção ao misturar diferentes tipos de veludo em um mesmo look. Na dúvida, é melhor não arriscar.
Engana-se quem pensa que fica over usar sapatos e bolsa de veludo. Se forem da mesma cor, fica melhor ainda.
Escolha a roupa de outro tecido no caso de usar sapatos e bolsa de veludo. Ótima saída é o mix de texturas. Tecidos mais pesados ficam ótimos combinados com mais leves, como seda. A renda pode deixar seu look sexy e ao mesmo tempo delicado e sutil . 

Veludo é um tecido que curto muito, espero que tenham gostado das dicas =) 
Beijos 

8 comentários:

  1. Olá, Nanny!!!
    Achei interessante o post e mais ainda pode saber um pouco mais não só do tecido como tbm de sua historia.
    O look da Juliana Knust é o que mais me agrada, apesar de não fazer uso dessas camisetes pura :/
    Eu comprei uma calça de veludo canelada na cor cinza, ainda não sai com ela, mas se ha algo que posso falar a respeito é que é mega confortavel.
    Bjs!!!!

    ResponderExcluir
  2. Josi querida =) Gosto muito de saber o "principio " das coisas rs e é bem vasta viu, dei um boa resumida rs Sempre usei veludo de todos os jeitos desde criança, influencia da mamys, Vó e até hoje.Em questão da camisete, vc pode substituir facilmente por uma camisa branca, ou algo com sobreposição, como rendas, fica elegante e ainda confortável. As calças são uma delicinha de usar mesmo, depois que experimenta fica dificil querer voltar ao jeans rs.
    Obrigada por comentar
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adoro veludo :)
    Vc colocou aí umas opções usando esse tecido que até hoje eu nao tinha visto, como por exemplo, uma bolsa de mão..achei bem fofa :)
    Eu tenho uma melissa revestida de veludo, adoro demais!! A textura, a cor, tudo =)
    Um beijo
    www.esmaltecendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudou e gostou do post =) fico ocntente s2
      As Melissas são lindas =)
      Beijo grande

      Excluir
  4. Adoro veludo.
    Esses modelitos tudo de bom menina!
    Bjkcs!

    ResponderExcluir
  5. Nany..
    Fico ótimo a repaginada rsrs
    Essa saia é linda!!!!
    Quanto a camisete eu não uso mesmo, mas quando quero usar algo mais delicado
    e justo, mas sem deixar o corpo muito nu ou marcado, eu coloco um blazer por cima e só deixo a parte do colo e o busto mais aparente.
    Bjs!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi bem vc amiga, por isso voltei e dei mais opções =) Adorei a dica
      Que bom que gostou =)
      Beijo grandeeee !!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...